terça-feira, 19 de novembro de 2013

O Juramento

O Juramento

Maju Guerra

Outro dia, depois de anos, resolvi fazer um passeio de trem, passeio curto, a bem da verdade. À minha frente estavam sentadas duas mulheres, uma já na casa dos cinquenta anos, a outra com pouco mais de vinte anos. Como falavam alto, foi impossível não escutar a conversa. Descobri que eram mãe e filha vindas de algum hospital. Lá pelas tantas, a filha comentou:
- Mainha, você viu que médico simpático? Gostei, ele nos tratou muito bem. Só fiquei cismada com o que ele disse depois que agradecemos.
E a mãe:
- O que foi que ele disse?
- “Não precisa agradecer, eu cumpro o juramento de Sócrates”. Ele falou Sócrates, não foi? Quem será esse Sócrates?
A mãe assentiu e respondeu:
- Deu vontade de perguntar, mas me encabulei. Também fiquei cismada com o homem do juramento. Me veio na cabeça que seu pai falava muito de um jogador de futebol por nome Sócrates. Ele disse que o homem deixou de jogar e virou médico. Só pode ser isso, ele fez um juramento que está valendo pra todos os médicos tratarem as pessoas bem. Vou até comentar o assunto com o seu pai.
Tudo esclarecido, a filha concordou. Elas mudaram de conversa.
Quanta criatividade, pensei. Na hora me deu vontade de rir e de desfazer o equívoco. Na dúvida, fiquei quieta.
Ri depois que elas saltaram do trem. Não por julgamento, mas pelo inusitado e divertido diálogo. Pus-me a matutar, engano de fácil compreensão: Juramento de Hipócrates com Juramento de Sócrates. Realmente, o ouvido está mais familiarizado com Sócrates do que com Hipócrates, o grego pai da Medicina que vivera antes de Cristo. Conheci mais de um Sócrates, mas nenhum Hipócrates, creio que por uma questão de sonoridade mesmo. Como ambos foram gregos famosos, um filósofo e um médico, estava tudo no lugar, geograficamente falando. A criatividade humana com certeza é admirável.
 
 
Maria Julia Guerra
Licença: Creative Commons
Salvador, outubro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário